terça-feira, 7 de julho de 2009

A ESCOLA LIONS M. CENTRO E ANIMADA

A ESCOLA LIONS M. CENTRO E ANIMADA
FESTA JUNINA/ 2009

Intitulado:“O Arraiá da Paz e da Alegria”, no último dia de 26 de junho/2009, às 18:00h, na Quadra, a Escola Lions M. Centro promoveu este evento com grande frequência de pais, alunos, comunitários, funcionários e representantes da GEED, as profªs Lourdes e Graça Araújo.


O Arraiá foi a culminância do Projeto Festas Juninas / 2009, desenvolvido de 08 a 26 junho pela escola, com os alunos da educação infantil ao 5° ano, com objetivos relevantes ao saber popular e cultural para os discentes.

Na oportunidade, foi enfatizada a importância "de brincar, de dançar e de curtir com alegria, uma saudável e arretada festa junina, sem briga e sem confusão, pois neste arraiá, quem vem aqui é da paz de coração!”

Relembrou-se que as festas juninas tiveram origem no Egito Antigo, anteriores inclusive ao nascimento de Cristo. Naquela época era celebrado o início da colheita, cultuando os deuses do sol e da fertilidade. Essa tradição foi espalhada pelo continente europeu, principalmente na Espanha e em Portugal, e como o Brasil era colônia portuguesa, herdou o costume, principalmente no Nordeste, em que os festejos coincidem com a colheita de milho. A data passou a fazer parte do calendário cultural. As chamadas festas juninas também reúnem as homenagens aos principais santos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. A época é marcada por brincadeiras, comidas típicas, danças e muitas superstições, presentes nas simpatias juninas. "É a hora de se vestir de caipira e aproveitar esta festa, que é de paz e da alegria”.
Na programação, tinha Barracas de comidas típicas “Tia Soraia”-em homenagem a essa competente profa.- sob o comando de funcionários, colaboradores e profas; Pescaria, organizada por Miriam e Leila; sob o comando das alunas Ana Alice e Maria Clara, os participantes enviaram belos "Recadinhos do coração"; houve Venda de cartelas de bingo de balaio junino com a Profa. Cláudia, além das Apresentações de danças ( do Infantil I ao 5° ano). As coreografias foram comandadas pelas professoras e as colaboradoras Márcia e Ana, envolvendo os nossos ritmos e a tradicional quadrilha. Ao final, foi sorteada a rifa do 1° balaio e realizado o Bingo do 2° Balaio.

A escola agradece a todos que colaboraram significativamente para este acontecimento, Pais e alunos, Funcionários, Márcia e Ana(coreografia), Lions Clube M. Centro, à Lourdes e Graça Araújo (GEED).

Nenhum comentário: