“Educando a criança para uma consciência ambiental”
Com esse tema a Escola Lions Mossoró Centro realizou a
Confraternização da Educação Infantil 2 / 2008, da turma da professora Antonia Rilzonete C. Batista na data, horário e local abaixo:
Data: 11/12/2008
Horário: 18:00h
Local: Maçonaria João da Escóssia
Foram convidados os familiares dos alunos, funcionários e convidados para assistirem e se entusiasmarem, diante da programação que se segue:
Confraternização da Educação Infantil 2 / 2008, da turma da professora Antonia Rilzonete C. Batista na data, horário e local abaixo:
Data: 11/12/2008
Horário: 18:00h
Local: Maçonaria João da Escóssia
Foram convidados os familiares dos alunos, funcionários e convidados para assistirem e se entusiasmarem, diante da programação que se segue:
PROGRAMAÇÃO:
1- Abertura: Diretora Catarina Liberato (Boas Vindas)
2- Mensagem Inicial: Supervisora Maria José Martins Fernandes (Zezinha)
"A NATUREZA ESTÁ EM VOLTA DE NÓS, A ÁGUA, O AR, O SOL, AS MATAS, O SOLO, OS ANIMAIS. É O MUNDO EM QUE VIVEMOS E DO QUAL TIRAMOS TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA A NOSSA EXISTÊNCIA COMO SER VIVO. MAS, É PRECISO SABER USAR COM RESPONSABILIDADE E CUIDADOS TODOS OS ELEMENTOS DA NATUREZA PARA NÃO CAUSAR DANOS AO AMBIENTE E, CONSEQUENTEMENTE, GARANTIR A NOSSA EXISTÊNCIA NA TERRA". (ANDRADE E JERÔNIMO, 2004).
PARTINDO DESSA VISÃO E DAS PREOCUPAÇÕES COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE NOS CERCAM NOS DIAS ATUAIS, É QUE A NOSSA ESCOLA BUSCA EDUCAR OS ALUNOS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DE REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE E DANDO SUGESTÕES DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
A EXEMPLO DISSO, REALIZOU NESTE ANO DE 2008 O PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO-SELO UNICEF, DEBATENDO SOBRE A VEGETAÇÃO DA CAATINGA, RECONHECENDO O VALOR E A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA A NOSSA VIDA.
A EQUIPE DA ESCOLA LIONS M. CENTRO
3- Entrada dos Alunos:
Fundo Musical: “Planeta Água”- Guilherme Arantes – CD Planetinha água-n°05
- Entra o aluno JOÃO BATISTA PEREIRA FILHO, com o globo, que representa a Terra – ler: “A natureza é importante para todo mundo viver, se alimentar. Se não houver água, todos os animais e pessoas morrem”.
- Entra o aluno VINÍCIUS NOGUEIRA DIOGENES, com a bandeira do Brasil, que representa o nosso país – ler: “O Brasil, onde a gente mora com a família e nossos coleguinhas, é um país muito bonito que tem muita praia, areia, frutos e animais.
- Entram os 6 alunos: ALINE KAROLAYNE SOUZA OLIVEIRA, ANDERSON NOGUEIRA PEREIRA, BRUNO NATAN ALVES DOS SANTOS, CARLOS VICTOR REBOUÇAS FAUSTINO, DOUGLAS BARBOSA DANTAS E ERICK FELIPE DIAS DE LIMA com bandeiras azuis, que representam a água – ler: “A água é importante para os animais marinhos viverem. Ela serve para beber, tomar banho, aguar as plantas, lavar as coisas, fazer comida e serve para quando as pessoas tiverem sede beber. Por isso, não podemos “estruir” a água porque se acaba”.
- Entram os 5 alunos: GABRIEL VINÍCIUS FERREIRA DE OLIVEIRA, GIOVANNA DANTAS MOREIRA GURGEL, JOYCIVANIA PEREIRA PINTO, JUSSIANA KÁSSIA DA SILVA LIMA e KARLA INGRID COSTA DAMASCENO, com bandeiras marrons que representam o solo – ler: “O solo apesar de secar a água, serve para plantar as árvores dos jardins e do pomar que dá frutas. Não devemos queimar nem jogar lixo no solo, se não polui.Temos é que plantar muitas árvores”.
1- Abertura: Diretora Catarina Liberato (Boas Vindas)
2- Mensagem Inicial: Supervisora Maria José Martins Fernandes (Zezinha)
"A NATUREZA ESTÁ EM VOLTA DE NÓS, A ÁGUA, O AR, O SOL, AS MATAS, O SOLO, OS ANIMAIS. É O MUNDO EM QUE VIVEMOS E DO QUAL TIRAMOS TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA A NOSSA EXISTÊNCIA COMO SER VIVO. MAS, É PRECISO SABER USAR COM RESPONSABILIDADE E CUIDADOS TODOS OS ELEMENTOS DA NATUREZA PARA NÃO CAUSAR DANOS AO AMBIENTE E, CONSEQUENTEMENTE, GARANTIR A NOSSA EXISTÊNCIA NA TERRA". (ANDRADE E JERÔNIMO, 2004).
PARTINDO DESSA VISÃO E DAS PREOCUPAÇÕES COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE NOS CERCAM NOS DIAS ATUAIS, É QUE A NOSSA ESCOLA BUSCA EDUCAR OS ALUNOS DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, ATRAVÉS DE REFLEXÕES SOBRE O AMBIENTE E DANDO SUGESTÕES DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
A EXEMPLO DISSO, REALIZOU NESTE ANO DE 2008 O PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO-SELO UNICEF, DEBATENDO SOBRE A VEGETAÇÃO DA CAATINGA, RECONHECENDO O VALOR E A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA A NOSSA VIDA.
A EQUIPE DA ESCOLA LIONS M. CENTRO
3- Entrada dos Alunos:
Fundo Musical: “Planeta Água”- Guilherme Arantes – CD Planetinha água-n°05
- Entra o aluno JOÃO BATISTA PEREIRA FILHO, com o globo, que representa a Terra – ler: “A natureza é importante para todo mundo viver, se alimentar. Se não houver água, todos os animais e pessoas morrem”.
- Entra o aluno VINÍCIUS NOGUEIRA DIOGENES, com a bandeira do Brasil, que representa o nosso país – ler: “O Brasil, onde a gente mora com a família e nossos coleguinhas, é um país muito bonito que tem muita praia, areia, frutos e animais.
- Entram os 6 alunos: ALINE KAROLAYNE SOUZA OLIVEIRA, ANDERSON NOGUEIRA PEREIRA, BRUNO NATAN ALVES DOS SANTOS, CARLOS VICTOR REBOUÇAS FAUSTINO, DOUGLAS BARBOSA DANTAS E ERICK FELIPE DIAS DE LIMA com bandeiras azuis, que representam a água – ler: “A água é importante para os animais marinhos viverem. Ela serve para beber, tomar banho, aguar as plantas, lavar as coisas, fazer comida e serve para quando as pessoas tiverem sede beber. Por isso, não podemos “estruir” a água porque se acaba”.
- Entram os 5 alunos: GABRIEL VINÍCIUS FERREIRA DE OLIVEIRA, GIOVANNA DANTAS MOREIRA GURGEL, JOYCIVANIA PEREIRA PINTO, JUSSIANA KÁSSIA DA SILVA LIMA e KARLA INGRID COSTA DAMASCENO, com bandeiras marrons que representam o solo – ler: “O solo apesar de secar a água, serve para plantar as árvores dos jardins e do pomar que dá frutas. Não devemos queimar nem jogar lixo no solo, se não polui.Temos é que plantar muitas árvores”.
- Entram 5 alunos: LAURA VITÓRIA PEREIRA DA SILVA, MARIA APARECIDA DA SILVA SCARIOT, NELSON VICTOR FERREIRA HOLANDA, PEDRO EDUARDO DO NASCIMENTO FONSECA e PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO ALMEIDA, com bandeiras verdes que representam as plantas – ler: “As plantas são importantes para fazer chá, abrigar os animais, fazer vento e nos dar alimento. Por isso não devemos cortá-las, só um pouquinho! Não devemos também queimá-las porque o mundo fica feio”.
-Entram os 06 alunos:PRYSLA EDUARDA NASCIMENTO BATISTA, RENAN NICOLLAS DIAS PAIVA, SANDJA TAINÁ SILVA ROSARIO SILAS GULHERME GOMES DA SILVA, THALYSON CAUÃ DOS SANTOS, VINÍCIUS NOGUEIRA DIOGENES e YASMIM VITÓRIA DOS SANTOS FREIRE, com bandeiras vermelhas que representam os animais. Ler: “Os animais nos dão alimentos que são bons para a saúde. Eles são importantes também porque comem os capins e não deixam eles crescerem. Não devemos maltratar os animais nem deixar os pássaros viverem nas gaiolas porque eles têm que viver livres”.
4-Hino Nacional Brasileiro- Os alunos cantam com os mesmos materiais da entrada e na mesma posição em que ficaram. Pedir aos expectadores que fiquem de pé. Cd dos hinos-nº 4
5-Oração: “Por este mundo” – Rubem Alves (alunos em um círculo com o globo ao centro, de olhos fechados e de mãos dadas, escutando a oração no cd, nº 03. Pedir a todos concentração e que fiquem de pé.
ORAÇÃO POR ESTE MUNDO (trecho) - Rubem Alves
“Oh! Deus! nós te damos graças por este universo, nosso lar! Pela sua vastidão e riqueza. Pela exuberância a vida que o enche e da qual somos parte.
Nós te louvamos pela bálboda celeste, pelos ventos, grávidos de bênçãos, pelas nuvens que navegam e as constelações lá no alto. Nós te louvamos pelos oceanos, pelas correntes frescas, pelas montanhas, pelo capim sob os nossos pés.
Nós te louvamos pelos nossos sentidos, poder ver o esplendor da manhã, ouvir as canções dos namorados, sentir o hálito bom das flores da primavera.
Dá-nos, rogamos de um coração aberto a toda essa alegria e toda essa beleza (...)”
6-Data show: (com mensagens e imagens com o universo, planeta, Brasil, RN, Mossoró, Escola Lions(com portões se abrindo e as crianças de farda)
7-Apresentações dos alunos:
7.1- Jogral:
-Introdução: profª Rilzonete: “TEMOS IMPORTANTE PAPEL A CUMPRIR: SOMOS RESPONSÁVEIS PELO CUIDADO E MANUTENÇÃO DESTE FRÁGIL PLANETA”.
-JOGRAL:
*1º ALUNO (GABRIEL): “TODAS AS PESSOAS SÃO IGUAIS E TÊM DIREITO DE VIVER BEM E EM AMBIENTE SAUDÁVEL”
*2º ALUNO (SANDJA TAINÁ): “o HOMEM TEM O DEVER DE PROTEGER E RESPEITAR A TERRA E TODOS QUE NELA VIVEM”.
*3º ALUNO (SILAS): “O AR, O SOLO, AS PLANTAS E OS ANIMAIS DEVEM SER PROTEGIDOS E USADOS COM CUIDADO PARA NÃO FALTAREM”.
*4º ALUNO (KARLA): “A ÁGUA FORNECE ALIMENTO, TRANSPORTE E DIVERSÃO, POR ISSO NÃO DEVEMOS POLUÍ-LA, NEM DESPERDIÇÁ-LA”.
*5º ALUNO (RENAN): “O HOMEM PRECISA BUSCAR NOVAS FORMAS DE VIVER PARA TER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA”
*6º ALUNO (BRUNO): “AS PESSOAS PRECISAM NÃO POLUIR, NÃO QUEIMAR, NÃO DESMATAR, NÃO CONSUMIR DEMAIS E NEM GASTAR MUITA ENERGIA”.
*7º ALUNO (CARLOS VICTOR): “POR TUDO ISSO, CUIDAR DA NATUREZA E DE SEUS RECURSOS, É PREVENIR PROBLEMAS FUTUROS PARA NÓS E PARA AS PESSOAS QUE VIRÃO”.
*TODOS OS ALUNOS: “SALVEM O NOSSO PLANETA TERRA!”.
7.2- Canto: “A ÁRVORE EM FOTO E SÍNTESE”- Cd Música Verde- nº 08
É ELA QUEM NOS DÁ A SOMBRA NO VERÃO
O LÁPIS,O PAPEL E ATÉ O VIOLÃO
NOS DÁ FRUTAS E FRUTOS, CANOA À NAVEGAR
ALÉM DE TUDO ISSO TAMBÉM NOS DÁ O AR
POR ISSO PRECISA SER PLANTADA
À TOA NÃO PODE SER CORTADA
A NÃO SER QUE SEJA REPLANTADA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (BIS)
7.3- Dramatização: “A formiga, o tamanduá e o tatu”
Cd Mundo Animal – nº 28
Alunos: Yasmim(formiga), Pedro Eduardo(tamanduá) e Anderson(tatu)
Cenário/materiais: Plantas, máscaras, som e cd
7.4- Coreografia: “Meio ambiente”- Cd datas especiais – nº 13
Criação de: Thalita e Tainá:
MÚSICA: “MEIO AMBIENTE”
CUIDE BEM DAS PLANTAS
NÃO JOGUE LIXO NO AR
TRATE BEM AS FLORESTAS PARA O FOGO NÃO QUEIMAR
CUIDE BEM DOS OCEANOS, RIOS, LAGOS E CASCATAS
ÁGUA LIMPA É VIDA SAUDÁVEL
TRAZ O ALIMENTO QUE NOS FAZ CRESCER
FLORESTA É VIDA
ÁGUA É VIDA
TERRA É VIDA
SE NÃO CUIDARMOS, COMO VAMOS VIVER?
BIS
7.5- HOMENAGEM AOS FAMILIARES:TODOS OS ALUNOS:
Cd MARA MARAVILHA- Nº 07:
DANÇA COM A MÚSICA: EU SOU CRIANÇA
EU TENHO TANTO QUE AGRADECER
AGRADEÇO A DEUS O MILAGRE DE VIVER
AGRADEÇO POR EXISTIR
AGRADEÇO TAMBÉM POR VOCÊ
AGRADEÇO PELA LUZ QUE BRILHA
AGRADEÇO PELO AMANHECER
AGRADEÇO PELA NATUREZA
AGRADEÇO PELOS ANIMAIS
AGRADEÇO PELO TEU AMOR
EU AGRADEÇO PELA TUA PAZ
OBRIGADO! OBRIGADO!
EU TENHO TANTO QUE AGRADECER
OBRIGADO! MUITO OBRIGADO!
AGRADEÇO A DEUS
EUAGRADEÇO A VOCÊ
OBRIGADO! OBRIGADO!
EU TENHO TANTO QUE AGRADECER
OBRIGADO! MUITO OBRIGADO!
AGRADEÇO A DEUS E AGRADEÇO A VOCÊ
AGRADEÇO PELA MELODIA
AGRADEÇO POR ESSA CANÇÃO,
QUE É TÃO PURA COMO UMA CRIANÇA E EU CANTO COMO ORAÇÃO
OBRIGADO! OBRIGADO!
EU TENHO TANTO QUE AGRADECER...
OBS: ALUNOS ENTREGAREM A UM FAMILIAR, UMA MUDA DE PLANTA:
Um comentário:
Parabéns pelo lindo trabalho!!
Gostei muito da música: meio ambiente, vocês teriam como enviar o arquivo de som para que possa aprender a melodia?
Agradeço a atenção.
Um abraço
Gracielma
Postar um comentário