quarta-feira, 20 de agosto de 2008


Visita ao Centro de Produção de Mudas de Mossoró

Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido por este centro e ver de perto as plantas nativas do semi-árido cultivadas lá, nós alunos do 4º e 5º ano da Escola Lions M. Centro visitamos este viveiro, sendo muito bem recebidos pelo engenheiro agrônomo Sr. Antônio Rosendo Neto, que deu uma verdadeira aula ambiental.
Observamos vários tipos de plantas conservadas: ornamentais, frutíferas, medicinais e algumas de madeira ideal para fazer móveis, cerca, portas, papel, lápis, carroceria e caminhão e até placas de computador, além das espécies ameaçadas de extinção como a sabiá, mororó e ipê, e as nativas do semi-árido, como: o juazeiro, a oiticica, a craibeira, o cedro, pau-branco, a carnaubeira, etc.
O coordenador nos orientou sobre o plantio de mudas, dizendo que para isso precisamos de sementes, adubos e areia, que são colocados em sacos, copos descartáveis ou garrafas pet, com furinhos para que a água escorra e a semente não apodreça. Depois, sugeriu que fosse feita uma cova com parede de cimento(para baixo), para fazer o plantio de forma a não quebrar a calçada.
Quem for visitar o centro de produção, pode levar para casa, até 3 mudas para plantar, mas antes deve planejar bem onde irá colocá-las, para evitar o desperdício. Por mês, o centro distribui de 1.300 a 1.500 mudas para escolas , praças, pessoas interessadas, sendo as frutíferas as mais procuradas.
Aa plantas purificam o ar, sugando o gás carbônico poluidor, liberando o oxigênio para respirarmos melhor, além de nos dar sombra e frutos. Por isso, não as arranquem, sem elas não somos nada.

Tainá da Mota - 11 Anos
Aluna do 5º ano da Escola Lions M. Centro

A TCM, "Tv a cabo de Mossoró" e o Jornal Gazeta do Oeste, registraram o ocorrido em matéria específica.

3 comentários:

Maria Elma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Elma disse...

Olá pessoal, gostaria de parabenizar a todos da escola por esse trabalho tão envolvente e comprometido. A matéria escrita por Tainá está realmente incrível.

beijão para tod@s, Elma

EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROGRAMA ESCOLATIVA disse...

Quem tem uma equipe como essa pode se orgulhar pois com certeza os frutos são muitos! PARABÉNS a todos os agentes educacionais, sintam-se abraçados por todos GEED!SandraDiógenes!