quarta-feira, 20 de agosto de 2008


Visita ao Centro de Produção de Mudas de Mossoró

Com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido por este centro e ver de perto as plantas nativas do semi-árido cultivadas lá, nós alunos do 4º e 5º ano da Escola Lions M. Centro visitamos este viveiro, sendo muito bem recebidos pelo engenheiro agrônomo Sr. Antônio Rosendo Neto, que deu uma verdadeira aula ambiental.
Observamos vários tipos de plantas conservadas: ornamentais, frutíferas, medicinais e algumas de madeira ideal para fazer móveis, cerca, portas, papel, lápis, carroceria e caminhão e até placas de computador, além das espécies ameaçadas de extinção como a sabiá, mororó e ipê, e as nativas do semi-árido, como: o juazeiro, a oiticica, a craibeira, o cedro, pau-branco, a carnaubeira, etc.
O coordenador nos orientou sobre o plantio de mudas, dizendo que para isso precisamos de sementes, adubos e areia, que são colocados em sacos, copos descartáveis ou garrafas pet, com furinhos para que a água escorra e a semente não apodreça. Depois, sugeriu que fosse feita uma cova com parede de cimento(para baixo), para fazer o plantio de forma a não quebrar a calçada.
Quem for visitar o centro de produção, pode levar para casa, até 3 mudas para plantar, mas antes deve planejar bem onde irá colocá-las, para evitar o desperdício. Por mês, o centro distribui de 1.300 a 1.500 mudas para escolas , praças, pessoas interessadas, sendo as frutíferas as mais procuradas.
Aa plantas purificam o ar, sugando o gás carbônico poluidor, liberando o oxigênio para respirarmos melhor, além de nos dar sombra e frutos. Por isso, não as arranquem, sem elas não somos nada.

Tainá da Mota - 11 Anos
Aluna do 5º ano da Escola Lions M. Centro

A TCM, "Tv a cabo de Mossoró" e o Jornal Gazeta do Oeste, registraram o ocorrido em matéria específica.


Alunos assistiram a um vídeo sobre: Nordeste Potencialidades e Desafios, que mostra imagens de uma região sofrida, seca, pobre, com falta de água, fome, além dos costumes do povo e da vegetação caatinga.

Logo após, confrontaram-no com outro vídeo, intitulado Nordeste Independente, um Cordel Nordestino que evidencia a grande seca dos anos 80, protesto do descaso com a região, que propõe a separação do nordeste do restante do Brasil, autoria de Ivanildo Vila Nova e Bráulio Tavares. Neste outro, mostra-se as belezas naturais, as riquezas, a cultura, a plantação, as atividades econômicas como: petróleo, cultivo de frutas, sal, etc, como também enfatiza os nossos heróis e valores defendidos. "Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente"?







As alunas do 5º ano Tainá e Gabriela redigiram o texto a seguir:


CAATINGA


A caatinga significa floresta branca, que é a única plantação que aguenta o nosso clima semi-árido, pois ele é muito quente. A caatinga fica no nordeste, tem 900.000 Km² e vivem nessa região 20 milhões de brasileiros, que corresponde a 10% da população.


Na vegetação caatinga, as folhas caem muito; de dezembro a março elas nascem por causa de algumas chuvinhas. Existem vários tipos de plantas dessa vegetação: xique-xique, imburana, ipê, mandacaru, juazeiro, mororó, pereiro, catingueira, carnaubeira, marmeleiro, cumaru, jurema, oiticica, pinhão, angico, marizeiro, pau-branco, mofumbo, entre outras.


No município de Exu, sempre há replantio das árvores que arrancam a madeira para fazer casas de farinha e fogo para fazer gesso.


Na caatinga existem também plantas baixas, altas, aéreas e espinhosas. Os índios a chamavam de mato branco. Podemos chamar do jeito que quisermos, mas o mais importante preservar a natureza.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008


ALUNOS DO 1º ANO CONSTROEM TEXTO COLETIVO SOBRE PLANTAS E UMA PARÓDIA(MÚSICA: POMAR - PAULO TATIT):
AS PLANTAS
TODAS AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E DEVEM CRESCER .
PARA CRESCER ELAS PRECISAM DE SOL, AR, ÁGUA E AMOR.
UMA PLANTA TEM RAIZ, TRONCO, FOLHA, FLOR E FRUTO.
POMAR DO NORDESTE
BANANA,BANANEIRA
GOIABA,GOIABEIRA
LARANJA,LARANJEIRA
CAJÚ,CAJUEIRO
MAMÃO, MAMOEIRO
COCO,COQUEIRO
LIMÃO,LIMOEIRO
MANGA,MANGUEIRA

O INFANTIL II APÓS CONVERSA SOBRE AS PLANTAS, CONFECCIONOU COLETIVAMENTE CARTAZ E PARÓDIA(TEXTO DE PAULO TATIT "A SOPA"):

O SUCO

O QUE QUE TEM NO SUCO DO NENEN?(REFRÃO)

O QUE QUE TEM NO SUCO DO NENEN?(REFRÃO)

SERÁ QUE TEM CAJÁ?

SERÁ QUE TEM JUÁ?

SERÁ QUE TEM LIMÃO ?

SERÁ QUE TEM MELÃO?

É 1 É 2 É 3

REFRÃO

SERÁ QUE TEM ACEROLA?

SERÁ QUE TEM CASTANHOLA?

SERÁ QUE TEM MAMÃO?

SERÁ QUE TEM MANJERICÃO?

É 1 É 2 É 3

SERÁ QUE TEM MARACUJÁ?

SERÁ QUE TEM LARANJA?

SERÁ QUE TEM GOIABA?

SERÁ QUE TEM MANGABA?

É 1 É 2 É 3

SERÁ QUE TEM PINHA?

SERÁ QUE TEM BANANINHA?

SERÁ QUE TEM ABACAXI?

É 1 É 2 É 3

SERÁ QUE TEM GRAVIOLA?

SERÁ QUE TEM CARAMBOLA?

SERÁ QUE TEM TIMBAÚBA?

SERÁ QUE TEM CARNAÚBA?

É 1 É 2 É 3

REFRÃO



PLANTAS DA CAATINGA NO CAÇA-PALAVRAS; DISTRAÇÃO E CONHECIMENTO
(5º ANO)



Dramatização e coreografia da música " Juazeiro " desenvolvida pelos alunos do 5º ano.

Apresentação de coreografia da música "Xote das meninas" envolvendo uma das plantas da nossa vegetação (MANDACARU)(4ºano).


O 4º ano após pesquisa na comunidade sobre os tipos e quantidades de plantas, organizou um gráfico de colunas demonstrando os resultados.

O 2º ano caprichou na salada com frutas da nossa região,
além de degustarem gostoso lanche feito por eles.
Receita da salada:
01 melância
01 abacaxi
02 mamões
01 laranja
05 maçãs
13 bananas
Modo de fazer:
Lave bem todas as frutas, corte-as em pedaços
bem pequenos e misture-as.
Coloque leite condensado e coma.





As crianças do Infantil I desenvolveram atividades de arte, envolvendo as plantas utilizando materiais diversos e muita criatividade.

Nordeste



As crianças localizaram nos mapas do Brasil, nordeste e RN as regiões de clima semi-árido onde predominam a caatinga. Logo ápos construíram coletivamente o poema "Do Nordeste a Mossoró" relatando as riquezas do semi-árido (3ºano).

Semi-árido atividades desenvolvidas por alunos



Foi realizado levantamento dos conhecimentos prévios sobre as plantas, organizando um texto coletivo (5º ano).